Sala 35

 
2024 - 2025

"Não visitem a sala colonial!" de Catarina Simão, Museu de Lamego

Colaboração entre Catarina Simão e ping!


Desde 2021 Catarina Simão tem vindo a desenvolver um projeto artístico e pedagógico focado numa particularidade muito concreta, os vestígios de uma Sala Colonial num dos Liceus construídos durante o Estado Novo, o antigo Liceu de Latino Coelho, em Lamego. O momento da criação desta sala de pedagogia colonial-fascista reverberam com a realização da Primeira Exposição Colonial Portuguesa que teve lugar no Porto, nos Jardins do Palácio de Cristal. Foi a partir destas interpretações que o ping!, no âmbito do eixo temático Memória de Elefante, convidou a artista e o antropólogo moçambicano Marílio Wane a desenvolverem o workshop #GIFmeback, com raiz na escola Secundária Infante D. Henrique.
As visitas aos Jardins do Palácio de Cristal, a observação e as conversas a partir do arquivo fotográfico desta exposição colonial, o trabalho desenvolvido para o Museu de Lamego e a Escola Secundária de Latino Coelho, ou as investigações sobre artefactos musicais em museus de Maputo, partilhadas respetivamente por Catarina e Marílio, levaram jovens a criar imagens digitais muito próprias sobre realidade escolar e urbana que habitam. Os seus olhares foram sintetizados nestes links. 
Em Novembro de 2024, o Museu de Lamego acolhe a exposição Não visitem a Sala Colonial, com o objetivo de sintetizar os resultados e interpretações do projeto Sala Colonial. O ping! e Catarina Simão voltam a colaborar numa proposta de pedagogia crítica e antirracista. É nesse contexto que a fotógrafa Marta Pinto Machado foi convidada a orientar o workshop Sala 35 na realização de novas imagens sobre os arquivos, objetos e livros que estão preservados na escola Secundária Infante D. Henrique.

#
Sinopse do ping!
O ping!, Programa de Incursão à Galeria, visa criar laços de proximidade e continuidade com públicos escolares e não escolares a partir de uma partilha prática e discursiva.  
O ping! cria formas experimentais, cuidadosas e envolventes de partilha de ideias e de conhecimento a partir da expressão artística. 
Apresenta um programa assente em três eixos temáticos e em três programas tranversais dedicados à comunidade escolar: 
 Gineceu+Estigma, relacionado com a paisagem e a botânica dos Jardins do Palácio de Cristal.
Memória de Elefante, uma investigação a partir do legado da Primeira Exposição Colonial Portuguesa. 
Massa-Mãe, práticas e reflexões sobre políticas alimentares e comensalidade.
Exodus, excursões pela vizinhança urbana e artística da Galeria. 
Visitas-Pavão, para crianças que visitem as exposições da Galeria Municipal e os Jardins do Palácio de Cristal.
pings! um coletivo para jovens-estudantes, entre os 16 e os 22 anos, interessados na vida artística e cultural do Porto que se reúnem uma vez por mês para participarem em diferentes atividades. 

The photographic series “Room 35” takes place at the Escola Industrial Infante D. Henrique, in the city of Porto, approximately 500m from the place where it originally operated, since 1884, in the old Palácio de Cristal building. It was precisely in 1934, in the year of the First Portuguese Colonial Exhibition that took place in the Jardins do Palácio de Cristal, that the new industrial school was inaugurated in the presence of António de Oliveira Salazar.

In this school we think there was a colonial room, like in several other high schools in the country, dismantled between 1975 and 1990. It is not possible to dissociate colonial history from the history of this school which had, among other missions, to train workers for colonial industries; It is also not possible to dissociate photography from its importance in the processes of dissemination and consolidation of empires. As Barthes said “the same century invented History and Photography”.

Room 35 is, in fact, a common classroom where the colonial books that were in the school library are piled up, and that “are no longer of interest”, as the person responsible for this deposit revealed to us. They are in wooden cabinets at the back of the classroom. The books coexist with the students, only the lockers are open, while the class takes place behind us. There must have been 20 students, more than half were non-white.

The Museum Room is actually room 45, locked. Rarely visited, even by teachers who are unaware of its interior. In this room various objects are stored, from astronomy instruments to old film cameras. On one of the walls, there are colonial objects: spears, scepters, African fabrics, a passe-partout photograph of explorers, the Álbum da Provincia de Moçambique, a flag of Portuguese youth, the school's inaugural book signed by Salazar, among others .

In a school with a large black student population from the PALOP, what is the place of these objects in this space-time dimension?Using my body as a reference, a kind of expanded/plural body, I explore the dichotomy, between presence and absence, in the search for understanding the place of the racialized and post-colonial body when confronted with books and artifacts.

Perhaps it's not just the place, the artifacts, and the books that deserve scrutiny, but also the camera itself. The images show what is outside the field, the intricacies of the photographic process. What is not usually seen is exposed. Is this a permanently incomplete process?

All images © Marta Pinto Machado

info@martapintomachado.pt

Back to top Arrow